quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Inea participa de mutirão de limpeza na Praia da Urca

Pelo menos 40 quilos de microlixo foram retirados da Praia da Urca, no mutirão de limpeza do Projeto Reamar, Rede de Educação Ambiental Marinha desenvolvido pelo Instituto Estadual do Ambiente e vários parceiros. Esta ação, que reuniu dezenas de voluntários, foi a segunda de uma série que será realizada uma vez por mês, até o fim do ano, nas praias Vermelha e da Urca. O objetico é sensibilizar os frequentadores e banhistas sobre a importância do uso sustentável das praias e evitar o despejo de respiduos nas areias e no mar.
 
O bairro da Urca foi adotado este mês, em decorrência do programa de saneamento do Projeto Sena Limpa desenvolvido pela Secretaria Estadual do Ambiente e o Inea. Ele consiste na despoluição das praias do Rio até 2014. O exercício da prática de educação ambiental foi iniciado antes da obra para que haja maior valorização e durabilidade dos investimentos para a melhoria ambiental e do patrimônio natural do bairro. Segundo a presidente do Inea, Marilene Ramos, o órgão vai desenvolver ações e campanhas junto aos pescadores do quadrado da Urca, moradores e comerciantes para aumentar à adesão a coleta seletiva da Comlurb. 

O Inea é representado no evento pela Gerência de Educação Ambiental (Geam), que leva para a praia as oficinas de compostagem, reutilização de material reciclável, além de participar efetivamente do mutirão de limpeza. Há uma central de voluntários para o recolhimento do lixo na areia, pesquisa de pertencimento junto aos banhistas, nós náuticos (projeto Grael), ações de limpeza do fundo do mar com mergulhadores e nas ilhas com caiaques e canoas polinésia.

  No evento realizado na praia Vermelha, no mês passado, foram recolhidos cerca de 70 quilos de microlixo. O Inea deverá solicitar o envolvimento da Coordenadoria de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca) para a apreensão de redes de espera.

A Rede de Educação tem como parceiros o Projeto Grael, Associação de Moradores da Urca), Instituto de Eventos Ambientais, Iate Clube do Rio de Janeiro, Instituto Moleque Mateiro, Kayak Carioca, SeaShepherd, CRBIO, SMAC, Comlurb , Clube Carioca de Canoagem, Mar do Mundo, Cicca, Rio Va’a, Ecoboat, Oi Futuro e Mar do Mundo. A próxima REAMAR será no dia 05 de outubro na Praia Vermelha

Nenhum comentário:

Postar um comentário